clique "singn this guesstbook" adicione sua foto e seu comentário...Faça parte desse book.




sexta-feira, 22 de abril de 2011



Ser professor no século XX1

Diante dessa indagação, surgiram vários outros questionamentos para chegar à resposta na qual não foi fácil, pois não é simples, questionar e avaliar sobre si próprio, dessa forma o primeiro e o mais importante passo de um professor de sucesso é descobrir quem sou e que tipo de cidadão quero formar, uma vez que a sociedade nos cobra hoje mais do que apenas simples docentes, mais profissionais facilitador de conhecimento que deve estar apto as diversas cobranças que o oficio exige.
Ser um profissional que ensina e aprende que busque usar as inúmeras tecnologias para dinamizar a aula, tornando a escola agradável, pois temos um novo aluno e precisamos de um novo profissional de ensino, que induza o aluno a ir alem de sua capacidade, despertando-o a curiosidade para descobrir novos conhecimentos e provar a ele que o mesmo é capaz, que ele está sendo preparado para atuar com sucesso, como ator principal e não apenas coadjuvante ou figurante em sua própria historia.
Mas para isso o professor tem que ser facilitador e transformador de conhecimento onde ele seja capaz de interagir com esse aluno nas mais variadas pratica educacional.
Decorrente das mudanças constantes pelas quais o mundo passa, em função da quebra de barreiras culturais e econômicas, a rapidez com que o conhecimento das diversas áreas do saber se multiplica e o acesso a novas informações se intensifica. Isto coloca para o professor novos desafios: preparar o aluno para viver em sociedade, ter acesso às informações, dar oportunidade aqueles que não têm acesso a informática e se comunicar, pesquisar e buscar soluções cada vez mais atuais e eficientes para seus problemas. Neste contexto, a tecnologia nos favorece, proporcionando direções, aprimorando os sentidos e permite-nos vivenciar situações que nunca imaginaríamos antes.
Dentro dessas reflexões, está principalmente o professor com suas inúmeras responsabilidades no ano letivo e acaba sendo atropelado por uma serie de questionamento: Como fazer? Para que fazer? Por que fazer? Onde fazer?Quando fazer?
A quem recorrer? A sociedade não deu a ele a oportunidade de se preparar para receber esse novo aluno “tecnológico”, mas mesmo assim é dele a responsabilidade de ensinar, letrar e informatizar, mesmo que não tenho condições tecnológicas para isso.
A presença das tecnologias, principalmente do computador, requer das instituições de ensino e do professor novas posturas frente ao processo de ensino e de aprendizagem. Aliar as novas tecnologias aos processos e atividades educativas é algo que pode significar dinamismo, promoção de novos e constantes conhecimentos, e mais que tudo, o prazer de estudar, do aprender, criando e recriando promovendo a verdadeira aprendizagem e renascimento constante do individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário